Tudo sobre COE!

Tudo sobre COE!

Autor: Giulia S. Tolusso | Data: 29.06.2020

O que é COE?

COE é a sigla para Certificado de Operações Estruturadas. Esse produto agrega renda fixa e variável conjuntamente, e proporciona a oportunidade de ganhar bons retornos sem grandes perdas. O COE é um conjunto de ativos com um valor mínimo de investimento, data de vencimento e indexador definido. Além disso, permite que você faça investimentos em diversos tipos de ativos: mercado internacional, moedas estrangeiras, índices, commodities e ações. O grande benefício é que o investidor tem seu capital inicial garantido. Em contrapartida, seu grande risco é a perda da rentabilidade naquele período. Esse tipo de produto é emitido pelos bancos para que consigam captar recursos para suas operações.

Como funcionam os COE’s?

Quando o COE é emitido pelo banco, são traçados alguns cenários de desempenho para os ativos ou indexadores. Assim que o investidor escolher o mercado que deseja, sendo ações, moedas, ativos internacionais, entre outros, a sua rentabilidade depende da performance positiva do mercado escolhido. Assim, ele é montado através da combinação do título de crédito emitido pelo banco com estratégias em derivativos. O ponto negativo desse tipo de investimento é que assim como as perdas, os ganhos também são limitados. Para exemplificar, se o seu COE estiver indexado à cotação do dólar, e a moeda se valorizar, você irá ter uma rentabilidade proporcional. Mas quando há um teto de 20%, por exemplo, e ela se valorizar 30%, você não irá ganhar esses 10% adicionais.

Há dois tipos de Certificados de Operações Estruturadas, o primeiro é o Valor Nominal Protegido, que garante o valor inicial do capital investido, mesmo que os ativos de referência caiam. O lado negativo dessa operação é que mesmo com o capital garantido, você pode sair sem ganho nenhum. Além disso, se a operação limitar seus ganhos, você vai perder a rentabilidade real daquele ativo de referência. O segundo tipo é o Valor Nominal em Risco, no qual existe a possibilidade de perda até o limite do capital investido.

Como investir em COE?

Para investir em um COE é necessário apenas ter uma conta em uma corretora. É importante escolher o produto observando o teto máximo, o tempo de vencimento e o valor mínimo. Além disso, é necessário analisar o Documento de Informações Essenciais (DIE) que vai te mostrar as seguintes informações:

  • Banco emissor
  • Rentabilidade
  • Prazos
  • Regras para ganhos e perdas
  • Garantia do capital investido

Para saber mais sobre COE’s se inscreva no curso Formando Investidores. Você vai aprender de maneira mais aprofundada e completa a melhor forma de investir dentro do mercado financeiro, de acordo com o seu perfil de investidor. Fazendo o curso, você recebe serviços de assessoria vitalícia que permitem estruturar seu planejamento financeiro e construir sua primeira carteira de investimentos!

O curso está disponível nas versões online e presencial, clique aqui para saber mais:

https://guruinvestidor.com.br/cursos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× How can I help you?