Tudo Sobre CDB e RDB: As vantagens e desvantagens de investir em cada um deles!

Tudo Sobre CDB e RDB: As vantagens e desvantagens de investir em cada um deles!

Autor: Giulia S. Tolusso | Data: 01/07/2020

Você procura investimentos de baixo risco com um retorno maior que a poupança? Esse guia vai te ajudar a tomar decisões de investimento.

Confira abaixo os conceitos que vão te ajudar a entender tudo sobre CDB e RDB:

O que é CDB e RDB?

Os CDB’s (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibo de Depósito Bancário) são títulos de renda fixa privados, emitidos por instituições financeiras para captar recursos. Ao investir nesses títulos o investidor está emprestando dinheiro para a instituição e, como contrapartida, recebe o capital aplicado com juros.

Como funciona o CDB e o RDB?

O CDB e o RDB são investimentos seguros que possuem uma rentabilidade maior que a poupança. Podem ser pré-fixados, o que permite o investidor calcular sua remuneração no vencimento do título, ou pós-fixados, que neste caso o rendimento fica indexado a um índice específico, ou seja, o investidor não consegue determinar o retorno no momento da aplicação.

A diferença entre o CDB e o RDB se dá através da liquidez: no CDB o investidor pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento perdendo parte de sua remuneração, enquanto no RDB o resgate só pode ser feito no vencimento do título. Os CDB’s também possuem um valor mínimo de investimento menor que os RDB’s, e são mais facilmente encontrados no mercado.

Uma vantagem de investir nesse produto é que em caso de falência do banco, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garante até R$ 250 mil do valor de volta para o investidor. O principal risco desse investimento é o risco de crédito, ou seja, caso a instituição financeira não honre seus compromissos, por isso é importante buscar avaliações das agências de rating que avalia o risco do crédito.

Como investir no CDB e no RDB?

Algo fundamental para analisar antes de investir é a rentabilidade prometida pelo produto. Ele só compensa se oferecer um retorno igual ou maior que 100% do CDI, dado que os títulos do Tesouro Selic oferecem rendimento atrelado à Taxa Selic, que é sempre muito próxima ao CDI, com liquidez diária.

Para investir nesses títulos de renda fixa, é necessário abrir uma conta investimento em uma instituição financeira, apresentando RG, CPF e comprovante de residência. Além disso o valor mínimo para investimento varia dependendo da instituição.

Agora que você sabe o que são os títulos de CDB e RDB, investir ficou mais fácil. Com o curso Formando Investidores você vai aprender de maneira mais aprofundada e completa a melhor forma de investir dentro do mercado financeiro. Com ele você recebe serviços de assessoria vitalícia que permite estruturar seu planejamento financeiro e construir sua primeira carteira de investimentos!

O curso está disponível nas versões online e presencial, clique aqui para saber mais:

https://guruinvestidor.com.br/cursos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× How can I help you?