Tudo sobre ações!

Tudo sobre ações!

Autor: Giulia S. Tolusso | Data: 13/07/2020

O que são Ações?

As ações por definição são títulos da propriedade de uma fração do capital social de determinada empresa. Ao comprar uma ação, você se torna sócio minoritário (ou investidor passivo). Isso significa que sua rentabilidade e seus riscos estão associados à empresa em questão. O mercado de ações é um mercado com riscos e volatilidade, pois seu preço varia bastante em um determinado período e é por isso que as ações são classificadas como um produto da renda variável.

Como funcionam as ações?

As empresas emitem ações principalmente para conseguir financiar suas operações, assim aumentam seu patrimônio líquido e há maior capital de longo prazo. Existem dois momentos no mercado de capitais: o mercado primário, que se dá quando a empresa realiza o processo de IPO, emite as ações e recebe o capital de acionistas, e o mercado secundário, onde os próprios investidores negociam as ações entre si com o objetivo de liquidez. A precificação dessas ações é comandada pela expectativa do mercado, ou seja, a expectativa da capacidade da empresa de gerar fluxo de caixa, obter lucro e gerar dividendos para os acionistas. A precificação também está atrelada à oferta e demanda: quanto mais investidores quiserem comprar uma ação, mais ela se valoriza.

Como comprar e vender ações?

Comprar e vender ações é bem simples. É necessário apenas abrir uma conta em uma corretora. A corretora faz a intermediação entre o investidor e a bolsa, possibilitando o acesso ao Home Broker, assim você consegue selecionar as opções de compra e venda na internet.

Para comprar, o investidor deve acessar o Home Broker, clicar na opção comprar, escolher suas ações e colocar sua ordem no mercado. Existem dois tipos de ordem: ordem a mercado e ordem limitada. A ordem a mercado significa que o investidor vai praticar o preço de mercado, ou seja, o preço em que as ações estão sendo negociadas naquele momento. A ordem limitada impõe um limite de preço que o investidor está disposto a pagar, então a compra só será realizada se o preço da ação chegar ao preço pré-determinado.

APRENDA A UTILIZAR O HOME BROKER DA XP: https://www.instagram.com/p/CCmLjIsgW4u/

Como ganhar dinheiro com ações?

  • Valorização do papel
  • Dividendos
  • Dividendo especial extraordinário
  • Juros sobre capital próprio
  • Bonificações

Existem algumas maneiras de ganhar dinheiro com ações. Uma das mais conhecidas é comprar a ação por um preço e vender por um preço maior quando ela se valoriza, no mercado secundário. As empresas, por lei, são obrigadas a pagar dividendos para seus acionistas, que são basicamente partes do lucro da empresa, correspondente à quantidade de papéis que o investidor possui. Existem alguns tipos de
dividendos, por exemplo, algumas empresas optam por pagar juros sobre capital próprio. A principal diferença entre os dividendos comuns e os juros sobre capital próprio é o imposto de renda: nos dividendos eles são pagos pela empresa e, nos juros, são pagos pelo acionista. Além disso, também existem os dividendos especiais extraordinários, que são pagos quando há a entrada de um capital alto e inesperado no caixa da empresa. Por último, a distribuição do lucro pode ocorrer na forma de bonificações, quando o pagamento para o cotista é feito com as próprias ações.

Investir pode ser mais fácil do que você imagina! Agora que você sabe alguns dos conceitos básicos de ações, você pode se aprofundar muito mais e se tornar um investidor completo. O nosso curso Formando Investidores é o curso mais completo do mercado financeiro. Com ele, você recebe serviços de assessoria vitalícia que permitem estruturar seu planejamento financeiro e construir sua primeira carteira de investimentos!

O curso está disponível nas versões online e presencial, clique aqui para saber mais: https://guruinvestidor.com.br/cursos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× How can I help you?