Saiba tudo sobre o ROA: como calcular, sua finalidade e como analisá-lo.

Saiba tudo sobre o ROA: como calcular, sua finalidade e como analisá-lo.

Autor: Giulia S. Tolusso | Data: 20/07/2020.

O que é ROA?

O ROA (Return on Assets) ou retorno sobre o ativo é um cálculo usado para medir a rentabilidade dos seus ativos. Este indicador pertence aos Índices de Rentabilidade. Ele é importante para o investidor conseguir comparar o nível de retorno de uma empresa em relação às concorrentes e saber se está ou não, fazendo um bom negócio. Este índice irá demonstrar a capacidade de gerar renda a partir do montante de ativos que se possui, ou seja, quanto de lucratividade gerada pelos seus ativos vai retornar para os negócios.

Uma empresa pode ter ativos usando capital próprio, ou seja, dinheiro dos acionistas ou capital de terceiros (empréstimos, financiamentos, etc). A segunda possibilidade é chamada de alavancagem financeira, fator para se tomar cuidado, pois quanto mais alavancada uma empresa é, mais risco de liquidez ela tem. Isso não pode ser visualizado na conta do ROA, porque é feita a partir dos ativos totais de cada empresa, independentemente de estarem pagos ou alavancados. Para isso, é necessário analisar o Balanço Patrimonial, outro relatório financeiro da empresa.

Como calcular o ROA?

O ROA é calculado utilizando o lucro operacional (ou lucro líquido) do DRE, demonstrativo financeiro da empresa, e dividindo este valor pelo ativo total da empresa. O resultado é multiplicado por 100. Temos:

ROA = (Lucro Operacional/Ativo Total) x 100

Quanto mais ativos a empresa possuir, menor será seu ROA. Por outro lado, se tiver a quantidade mínima de ativos para manter a produtividade, seu ROA será maior.

Como analisar o ROA?

Para analisar o ROA é preciso comparar os números de determinada empresa com outras do mesmo setor, pois seus ativos (maquinários, estoque, etc) são similares. Assim é possível comparar a rentabilidade daquela empresa comparada com as concorrentes.

Ter um ROA negativo significa que a empresa terá que apelar para o patrimônio líquido e aos ativos para dar continuidade em suas operações, representando que não houve rentabilidade naquele período, o que pode ser preocupante, pois há maior chance de precisar recorrer ao capital de terceiros.

Alguns investidores usam a comparação do ROA com a taxa de juros. Por exemplo, se o ROA é maior do que 2,25% (taxa de juros atual), a empresa está sendo eficiente em gerar lucratividade.

Em sua análise, é importante que você associe o ROA com outros métodos de avaliação da empresa, para ajudar o investidor a visualizar o potencial e a lucratividade gerada naquele negócio. Para um resultado mais firme, é fundamental também levar em conta o histórico da empresa em termos de resultado, o contexto na qual está inserida e seu nível de maturidade dentro do mercado.

Qual a diferença entre ROA, ROE e ROI?

Em relação ao ROA e ao ROE, ambos calculam a eficiência em gerar rentabilidade a partir dos recursos de uma empresa. Porém, o ROA leva em conta a alavancagem financeira, ou seja, os ativos que foram pagos com capital de terceiros. O ROE (Return On Equity) é calculado também com o lucro operacional (ou líquido), dividido pelo patrimônio líquido. Isso significa que só é levado em conta o capital próprio da empresa, os recursos investidos pelos acionistas. O capital de terceiros não está incluso na conta.

O ROI (Return Over Investment) é o retorno obtido pelo investidor a partir do capital aplicado naquele investimento.

Para analisar melhor seus investimentos e a rentabilidade que cada um deles trará para você, faça o nosso curso Formando Investidores, disponível presencialmente e também online. O curso é o mais completo do mercado financeiro e vai te ensinar todos os conceitos básicos para começar a investir. Os nossos alunos contam com assessoria vitalícia e após o término do curso estão aptos a montar a sua primeira carteira de investimentos. Para saber mais, acesse:

https://guruinvestidor.com.br/cursos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× How can I help you?