O que é um PERFIL DE INVESTIDOR?

O que é um PERFIL DE INVESTIDOR?

Autor: Carol Mamprin | Data: 13/08/2020

Uma informação fundamental para quem vai começar a investir é o perfil de investidor. Ok, mas o que é isso?

Neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas de um investidor que quer dar o passo inicial. Acompanhe!

Também conhecido como suitability, o perfil do investidor é uma ferramenta importante que vai delimitando o caminho ao longo da sua jornada de investimentos, ou seja, aquilo que é mais recomendado considerando a situação financeira (renda e patrimônio), idade, a necessidade financeira futura, o nível de conhecimento do mercado, o objetivo do investimento e o prazo desejado.

São quatro as classificações de perfil de investidor comumente usadas: conservador, moderado, arrojado e agressivo. Acompanhe na figura abaixo:

O que significa ter um PERFIL CONSERVADOR?

Costuma dar muito mais importância para a segurança, ou seja, não está disposto a correr muitos riscos, o que pode significar uma menor rentabilidade. O conservador normalmente gosta de ter uma alta liquidez em seus investimentos, priorizando ativos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e outros investimentos que apresentam retornos mais previsíveis. Mesmo assim, ele pode investir uma pequena parcela de seu capital em ações ou fundos de ações.

Saiba mais sobre a carteira de um perfil conservador em: https://www.instagram.com/p/CHYmJUiAczG/

O que significa ter um PERFIL MODERADO?

Um meio termo entre conservador e arrojado, ele preza pela segurança, mas tolera alguns riscos de longo prazo. Está disposto a ir um pouco além quando se trata de uma maior rentabilidade. Em muitos casos, um investidor moderado já tem um pouco mais de conhecimento sobre o mercado e está no processo para fazer seu patrimônio crescer.

Saiba mais sobre a carteira de um perfil moderado em: https://www.instagram.com/p/CHdvluBAHna/

O que significa ter um PERFIL ARROJADO?

O perfil arrojado é mais tolerante a riscos, mais aberto a investir na bolsa de valores e normalmente já tem uma maior experiência de mercado, visando objetivos de longo prazo. Sua carteira está sujeita à volatilidade, mas sempre com uma visão estratégica, evitando prejuízos desnecessários.

O que significa ter um PERFIL AGRESSIVO?

O perfil agressivo busca rendimentos superiores, podendo ter prejuízos maiores que o antecipado, mas podendo também potencializar seus resultados. É alguém que não se abala pelos movimentos naturais do mercado, sabendo que são essenciais para a valorização de seus investimentos. É quem melhor se identifica com investimentos em renda variável.

É importante definir qual é o seu perfil para poder compreender quais modalidades de investimentos mais se adequam para você, baseado em três pilares principais: segurança, liquidez e rentabilidade. Cada um deles possui um papel relevante para a tomada de decisão. Por exemplo, se você tiver um perfil mais conservador provavelmente irá priorizar a segurança e a liquidez, não optando uma rentabilidade mais significativa, em comparação com outros investimentos mais rentáveis.

Saiba mais sobre a carteira de um perfil agressivo em: https://www.instagram.com/p/CHiSMHMsW_J/

Mas como é mensurado a sua segurança ou o seu risco?

A mensuração do risco de um investimento é relacionada à sua imprevisibilidade. A probabilidade de algo não acontecer conforme o esperado, seja o risco de mercado (devido às mudanças nos preços ou parâmetros de mercado), risco de liquidez (a impossibilidade de vender determinado ativo pelo seu preço justo por falta de demanda) ou risco de crédito (a possibilidade de inadimplência existente em uma transação financeira).

O que significa liquidez?

A liquidez é a velocidade na qual o investidor poderá resgatar o valor investido em determinado ativo e transformar em dinheiro efetivo na conta. Por outro lado, caso o ativo tenha uma baixa liquidez, existe uma maior dificuldade em se desfazer do mesmo em caso de necessidade, tendo que esperar o prazo de vencimento ou vendê-lo por um preço menor do que pagou (risco de liquidez). 

E a rentabilidade, o que significa?

A rentabilidade nada mais é do que o retorno que um investimento oferece, ou pode oferecer, em determinado período. Muitas vezes o investidor tem uma determinada expectativa de rentabilidade, porém o seu perfil de risco não suporta as oscilações do mercado de renda variável. 

Ficou interessado em descobrir qual é seu perfil? O Guru te ajuda nessa tarefa. Clique aqui para responder o breve questionário e já obtenha o resultado na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× How can I help you?