Jogada de mestre do Itaú

Jogada de mestre do Itaú

Autor: Giulia S. Tolusso | Data: 29.06.2020

Entenda a jogada de marketing por trás das farpas trocadas entre Itaú Personnalité e a XP Investimentos que movimentaram o mercado financeiro na semana passada.

No dia 23 de junho o Itaú estreou sua nova campanha publicitária na TV e nas redes sociais. A propaganda faz referência aos assessores de investimentos com um toque de humor ao dizer que as corretoras de investimento estavam “na moda” no ano de 2019, sugerindo investimentos “sem risco”. Na sequência, faz menção ao ano de 2020 e ao cenário pós-pandemia, onde o cliente percebe que os riscos existem e que os assessores ganhavam comissão por tipo de investimento. A propaganda termina dizendo, ainda, que os profissionais do Personnalité são isentos de comissão e, que, você irá agradecer a si mesmo se investir com eles neste ano.

Logo após o lançamento da campanha, Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP Inc., publicou um texto em resposta ao Itaú, através do qual defende a profissão dos agentes autônomos que agem com transparência, trazendo educação financeira e competitividade para o
mercado financeiro, com novos produtos e serviços para atender à demanda dos investidores, e, consequentemente, transformar o setor no Brasil. Acusa o Itaú de explorar seus clientes, impondo taxas abusivas para bater metas no final do mês.

No dia 26, a XP, através de seu Instagram, lançou uma campanha em resposta ao Itaú – “Nós vamos presentear os clientes da XP que fizerem uma TED de qualquer valor do Itaú para cá e postarem aqui no Instagram marcando a @xpinvestimentos. A cada colete presenteado, doaremos um cobertor para proteger quem precisa, através de nossas ONGs parceiras.” A ação prometia coletes até que o estoque de 5000 unidades acabasse.

Em resposta, o Itaú compartilhou um post ironizando o “coletinho” e enaltecendo a experiência dos profissionais do Personnalité em criar uma carteira diversificada.

O fato é que o Itaú possui mais de 40% da XP, ou seja, é o maior acionista individual da empresa. Obteve uma valorização gigantesca desde que comprou as ações da XP em um prazo de três anos, motivo pelo qual surgiram vários posts ironizando a relação: “Faça como o Itaú, invista na XP.”. No final das contas, a briga e a sociedade entre as empresas é um instrumento de potencialização de seus negócios. Com a
campanha, o Itaú acaba posicionando suas duas marcas como grandes concorrentes dentro do mercado financeiro.

A “briga” também é favorável para os clientes. É necessário que possuam conhecimento de todas as taxas e comissões que estão proporcionando para as instituições financeiras. Dessa forma, podem escolher o modelo de negócio que mais os representa e atende aos seus interesses.

É por isso que prezamos pela educação financeira e formação do cliente como investidor; é fundamental que o cliente sempre entenda todos os riscos e ganhos de uma operação para autorizá-la. É o conhecimento que dá a você segurança; é ele que te leva à independência financeira.

Para tanto, proporcionamos o curso Formando Investidores, que vai te trazer todos os conhecimentos básicos do mercado financeiro, fazendo com que você tenha a bagagem necessária para tomar suas decisões de forma independente. Além disso, trabalhamos com assessoria vitalícia para nossos alunos, sempre com transparência e integridade. Nosso trabalho é fazer com que nossos clientes atinjam seus objetivos, de maneira pessoal e personalizada, e estejam sempre satisfeitos.

Para saber mais acesse o link: https://guruinvestidor.com.br/cursos/

E confira o vídeo que fizemos para o canal do CLUBE DO HENRIQUECER sobre a Propaganda do Itaú: 

Os professores e sócios da EWZ Capital prepararam um PODCAST especial abordando este assunto, confira no vídeo a seguir ou ouça pelo nosso Spotify! 

https://open.spotify.com/episode/0bOHsQUSeerflgcyKCzj0X

1 comentário em “Jogada de mestre do Itaú”

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