Conheça os 3 pilares fundamentais para se analisar em qualquer tipo de investimento.

Conheça os 3 pilares fundamentais para se analisar em qualquer tipo de investimento.

Autor: Giulia S. Tolusso | Data: 02/07/2020

Seja você um investidor iniciante ou experiente, é fundamental que antes de investir em qualquer tipo de ativo, você analise os três pilares do investimento: risco, rentabilidade e liquidez. São chamados de pilares ou tripé dos investimentos, pois são aquilo que sustenta qualquer tipo de decisão tomada. Sem esse suporte o investidor acaba correndo o risco de não atingir seus objetivos.

Liquidez

A liquidez corresponde à capacidade de transformar o ativo em dinheiro rapidamente, ou seja, a capacidade do investidor conseguir fazer o resgate a qualquer momento e utilizar o dinheiro para outros objetivos. Quanto maior liquidez tem o investimento, maior a chance do investidor conseguir resgatá-lo antes do prazo de vencimento.

Um dos erros mais comuns do investidor é não avaliar a liquidez de um investimento e precisar do dinheiro antes do prazo de vencimento. Isso pode acarretar em perdas e até na possibilidade de não conseguir realizar o resgate.

Risco

O risco está atrelado a chance do investimento não sair conforme o esperado, ou seja, você investe em um ativo esperando ganhos e ele acarreta em perdas. É fundamental que antes de investir você faça a análise de risco de cada produto. Entenda qual é seu risco no pior cenário e veja se vale a pena ou não.

Rentabilidade

A rentabilidade é o valor final esperado pelo investimento, ou seja, quanto você vai ganhar no resgate com aquela aplicação.

Relação entre os 3 pilares

Todos os pilares possuem uma correlação entre si, o que significa que um pilar afeta diretamente o outro, principalmente a relação de risco e rentabilidade. Quanto maior liquidez e menor o risco, menor a rentabilidade daquele investimento. Quanto maior o risco, e/ou menor liquidez que aquele investidor se expõe, maior sua rentabilidade ao fim do investimento. É preciso ter cuidado, no entanto, com investimentos de alto risco, pois não necessariamente eles serão os mais rentáveis.

Como equilibrar as 3 forças?

É impossível achar um produto que contemple os três pilares de maneira ideal para o investidor. Se você ganha em um, perde em outro. Porém, há uma maneira de alinhar o tripé de maneira satisfatória através de uma carteira diversificada. Dessa maneira, é possível diversificar o ativo e montar uma carteira que traga uma boa rentabilidade, segurança e a liquidez necessária de acordo com os objetivos do investidor.

Se você procura montar uma carteira diversificada que contemple seus interesses, tire suas dúvidas com os assessores da EWZ Capital. Eles proporcionam um atendimento personalizado de acordo com cada perfil de investidor, sem custo adicional nenhum. Para saber mais, acesse o site: https://www.ewzcapital.com.br/

1 comentário em “Conheça os 3 pilares fundamentais para se analisar em qualquer tipo de investimento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× How can I help you?