Compensação do Prejuízo de Fundos de Investimentos no IR

Compensação do Prejuízo de Fundos de Investimentos no IR

Autor: Marjorie Ferro | 09 de julho de 2020.

Artigo originalmente publicado no site:   https://marjorieferro.com/compensacao-prejuizo-de-fundos-de-investimentos/

Muita gente já está familiarizado com a possibilidade de abater os prejuízos com ações nos lucros dos meses seguintes, e assim pagar menos imposto de renda. O que pouca gente sabe, é do direito tributário de compensação dos prejuízos em fundos de investimentos no IR. Neste artigo, você vai perceber se está “deixando dinheiro na mesa” pro leão e como se beneficiar desse direito tributário. Vamos lá!

Regra número 1: nunca perca dinheiro.
Regra número 2: não esqueça a regra número 1.

Warren Buffett

O guru dos investimentos é o cara e está certíssimo, mas quem nunca teve que realizar um prejuízo que levante a primeira pedra. As vezes, temos prejuízos sim, mas há formas de reduzir ou até compensar completamente a perda. E não há nada de ilegal nisso!

Essas vantagens tributárias foram criadas para incentivar que as pessoas assumam mais risco, invistam mais e até melhor. Elas estão detalhadas na Instrução Normativa 1.585 da Receita Federal Brasileira.

O que pode ser compensado?

Art. 15. As perdas apuradas no resgate de cotas de fundos de investimento poderão ser compensadas com rendimentos auferidos em resgates ou incidências posteriores, no mesmo ou em outro fundo de investimento administrado pela mesma pessoa jurídicadesde que sujeitos à mesma classificação, devendo a instituição administradora manter sistema de controle e registro em meio magnético que permita a identificação, em relação a cada cotista, dos valores compensáveis.

IN RFB 1.585

Nessa norma, cita-se as duas condições para compensar o prejuízo:

  • Mesmo administrador e
  • Fundos sujeitos à mesma classificação (tributária).

De forma bem resumida, o administrador é o responsável pelo recolhimento do imposto de renda do seu fundo, que é feito diretamente na fonte. Mesmo estando com o dinheiro na mesma instituição financeira, o administrador dos fundos pode ser diferente. Na lâmina do fundo você tem acesso a esta informação.

classificação tributária está relacionada ao tipo de ativos e estratégia de investimento que o fundo tem. E cada classificação tem uma alíquota correspondente. Você também consegue esse dado nas informações do fundo. As classificações se resumem em: Curto PrazoLongo PrazoRenda Variável e Incentivado.

Perceba que o prejuízo de um fundo, pode ser abatido do lucro de outro fundo no cálculo da base de incidência de IR. Desde que eles tenham a mesma classificação.

Como fazer a compensação do prejuízo de fundos de investimentos?

Como o imposto é retido na fonte, o administrador precisa oferecer esse serviço a você. Aqui está a grande dificuldade!

Muitas corretoras e bancos disponibilizam essa funcionalidade apenas para alguns fundos, como uma forma de “empurrar” produtos da própria instituição pros clientes.

Recentemente, a XP quebrou mais um tabu do mercado e disponibilizou essa funcionalidade para todos os fundos da plataforma.

Sou assessora credenciada a XP, mas sempre gosto de deixar claro que escolhi essa corretora, porque é ela que melhor atende as demandas da minha carteira de clientes. Por isso, eu divulgo com prazer as novidades que ela traz pro mercado.

Os 3 passos para ter acesso a esse benefício são:

  1. Se informar se a sua instituição possui sistema de compensação de prejuízo em fundos de investimentos e se você precisa se habilitar;
  2. Avalie manter todos os fundos na mesma instituição financeira (Não é possível compensar prejuízos de uma instituição pra outras);
  3. Caso todos os fundos não sejam compensáveis, atente-se ao administrador ao montar sua carteira de fundos.

Posso compensar o prejuízo de fundos de investimentos do passado?

É possível que você possa, se a sua corretora ou banco tiverem um sistema de registro de prejuízos acumulados.

Caso a sua corretora não possua esse sistema ou não disponibilize compensação entre todos os fundos da plataforma, como a XP faz, você não terá acesso ao benefício. Mas tome as medidas necessárias para que os próximos prejuízos, caso ocorram, não sejam totalmente perdidos.

Falar de prejuízo nem sempre é divertido ou interessante, mas há formas de ganhar dinheiro e formas de deixar de perder dinheiro. E enriquecer passa por eficiência tributária também.

Você acha que tem como se beneficiar da compensação de prejuízos no próximo come-cotas? Maio e Novembro são os melhores meses para você sentir os benefícios dessa funcionalidade.

E se você sabe de alguém que perdeu dinheiro investindo ultimamente, compartilhe este artigo com essa pessoa, ela pode estar perdendo dinheiro.

 

Confira o vídeo que fiz para o canal do Clube do Henriquecer explicando tudo sobre Compensação dos prejuízos de fundos: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× How can I help you?