As 3 Verdades Sobre o Perfil de Investidor

As 3 Verdades Sobre o Perfil de Investidor

Autor: Marjorie Ferro | 15 de julho de 2020.

Artigo originalmente publicado no site: https://marjorieferro.com/as-3-verdades-sobre-o-perfil-de-investidor/

Você tem um perfil de investidor conservador, moderado ou agressivo? Mas você se sente confortável em operar quais tipos de ativos? E você acha que por ter perfil conservador, a renda variável não é pra você?

O perfil de investidor também é conhecido como perfil de risco ou suitability (em inglês), é baseado na  metodologia de Análise de Perfil do Investidor (API) e regulado pela Instrução CVM 539.

O artigo de hoje é para você entender de verdade o seu perfil e o que ele impacta nos seus investimentos. A terceira verdade é a que as pessoas mais estranham.

#1 Seu Perfil de Investidor é Como o Seu Signo

Talvez você não acredite em signo ou nos astros, mas atire a primeira pedra quem nunca fez um teste de personalidade. O objetivo do perfil de investidor é te enquadrar em algum dos grupos pré-definidos.

Mas assim como você não deve ter todas as características do seu signo do zodíaco, muito provavelmente você não se encaixará perfeitamente em nenhum desses grupos. Os critérios normalmente avaliados para definir um fundo de investidor são:

  • Conhecimento e Experiência em Investimentos
  • Prazo dos Investimentos
  • Apetite à Risco

#2 Você Pode ESTAR com Perfil Conservador Mas Não Ser Conservador

Como você viu na primeira verdade que expus, o prazo que você tem para investir é um fator importante a ser considerado na definição do seu perfil.

Concorda que os revezes da vida, podem fazer a sua necessidade de liquidez mudar? Imagine que você resolveu ter filhos, a sua apetite pode mudar (nem que seja pelos anos iniciais apenas). Ou talvez, você tenha estudado mais sobre investimentos, por isso aceite assumir mais riscos e queiram se aventurar por novos tipos de investimento.

Como as instituições financeiras são obrigadas a atualizar seu cadastro e perfil de investidor de 2 em 2 anos, você precisa ficar atento às mudanças que acontecem dentro desse prazo. Talvez você precise adequar o seu perfil antes desse prazo.

#3 O Seu Perfil de Investidor na Corretora Te Impede de Ter Acesso a Alguns Ativos

Além dos casos que eu falei, tem uma situação em especial que precisa ser lidada pelo investidor com muito cuidado. Por exigências legais, algumas classes de ativos não podem ser disponibilizadas aos clientes de perfil conservador ou moderado.

O problema é que se você não tem acesso a investimentos diferentes, você fica dentro de uma “bolha”, sem conhecer outras possibilidades. Além disso, a diferença entre veneno e remédio é a dose.

No momento que estou escrevendo, estamos com a SELIC, que mede o quanto a renda fixa tá rendendo, em 2,25% ao ano (equivale a 0,19% ao mês) e com perspectiva de mais um corte. Sendo assim, está muito difícil conseguir uma rentabilidade representativa sem entrar em renda variável.

Por isso, muitas pessoas mentem ao responder seus perfis de investidor no cadastro da corretora. De forma que tenham acesso a ativos mais agressivos, mesmo que em doses homeopáticas.

Ao fazer isso, o risco é assumido pelo próprio investidor, que precisa ter ciência de que a legislação foi criada para protegê-lo. Mas, enquanto a legislação não acompanha a realidade dos investidores e da taxa de juros, já fica aqui o aviso que essa prática é cada vez mais comum.

Dicas Úteis

Independente do perfil que você for rotulado ou rotulada, é importante você acompanhar sempre o risco total da sua carteira (Desvio Padrão). Por esse acompanhamento, você consegue medir a volatilidade da sua carteira e avaliar se está tendo um retorno proporcional ao risco assumido.

Além disso, há várias formas de se investir em renda variável que não apenas comprar ações diretamente. Uma que eu recomendo fortemente para quem está começando são Fundos de Índice por exemplo. Se você quiser saber mais sobre isso, comenta aqui embaixo que eu faço um artigo só sobre isso.

Mas existem várias outras formas. Basta você se interessar.

Se você quer fazer um teste de perfil, sugiro que você faça um teste aqui no GURU INVESTIDOR.

Além disso veja o nosso post no instagram do guru: https://www.instagram.com/p/CCRlL5dA5o_/

E se precisar de alguma coisa, conte comigo!

1 comentário em “As 3 Verdades Sobre o Perfil de Investidor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× How can I help you?